domingo, 25 de maio de 2014

Boneco de Neve - Jo Nesbo

   O livro é essencialmente sobre uma perseguição policial que dura mais de 20 anos. Inicia-se com um flhasback. O primeiro assassinato do assassino intitulado Boneco de Neve. Sua marca característica é fazer um boneco de neve em frente à casa de suas vítimas, que são geralmente mulheres, bonitas e com filhos.

   O assassino é alvo incessante de buscas durante os anos 80, especialmente por um famoso detetive de Oslo, chamado Gert Rafto. Após dois assassinatos de mulheres, o inspetor some e somos levados de volta ao anos 2000, quando o assassino em série resurge.

   O melhor inspetor da delegacia, Harry Hole, está desanimado, pois sua vida nçao anda bem. É um alcóolatra incurável, assim como Rafto. Está separado da mulher Rakel, que ainda aparece ocasionalmente para uma recaída, embora esteja envolvida e morando com Mathias, um médico da cidade. Harry também encontra-se interessado pela mais nova aquisição na equipe da divisão de Homicídios: Katrine Bratt, uma detetive inteligente e autoconfiante que é designada para trabalhar com ele.

   Os assasinatos do Boneco de Neve reaparecem quando uma mulher é raptada, após sair de casa no meio da noite. Seu filho Jonas, olha pela janela e vê a estranha figura de um boneco com uma cartola e seu sorriso sinistro em um fundo branco. O boneco está usando o cachecol da mãe. Harry Hole recebe uma carta do criminoso e a busca se inicia.

Madame Bovary - Gustave Flaubert


      Madame Bovary é um grande clássico do Realismo. Conta-nos a história de uma jovem na França, chamada Emma que, como muitas outras, tem a ilusão burguesa de uma vida de contos de fadas, cheia de romances e emoções. Charles Bovary é o típico homem burguês, preocupado apenas com seu trabalho (como médico) e com a família. Ele era casado com outra mulher e, ao fazer uma visita de consulta ao pai de Emma, apaixona-se por seu jeito meigo e sua beleza singular.

     Algum tempo depois, a esposa atual de Charles morre e, não muito tempo depois, ele casa-se com Emma. Seu amor por ela é interminável. Emma, de início, estava apaixonada por Charles e pela vida de luxo e de convívio com a alta sociedade que o casamento lhe proporcionaria. Infelzmente, Emma não se viu feliz ao cair na rotina do casamento.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

domingo, 11 de maio de 2014

Happy Mother's Day!

http://martasyrko.deviantart.com/art/mother-282194193
"Mãe é aquela estrutura que parece pequena por um tempo mas que tem o eixo exato para te manter em perfeito equilíbrio". (Nathaly M.)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Por que não se usa branco após o Dia do Trabalho nos EUA?

Sempre tive vontade de saber por que não se pode usar branco aapós o Dia do Trabalho nos EUA. Eis a "razão":


É uma regra de moda nos EUA não vestir branco (não sapato branco, roupa branca de um modo geral) depois do Labor Day. Essa regra vem do fato que é mais ou menos essa data que marca o fim da estação quente e das roupas leves e claras.

Muita gente leva essa regra bastante a sério: branco é cor para se usar no verão e ponto. Eu pessoalmente acho que essa regra é antiquada e imagino que surgiu mais para homens, em relação a ternos e etc (que realmente, terno branco só se usava no calor mesmo. Hoje em dia, nem isso).

Em outro lugar, diz que também é algo histórico dos anos 20 em que somente as pessoas de classe média poderiam usar branco após o Dia do Trabalho.