Para começo de conversa, vamos ver o que é Acne: é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros (cravos) principalmente no rosto e nas costas.
Causas:
- Alterações hormonais são responsáveis pela estimulação das glândulas sebáceas. Portanto, adolescentes, grávidas, flutuações hormonais por alterações no anticoncepcional, mulheres com ovário policístico e usuários de esteróides anabolizantes (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES) apresentam um risco maior de desenvolver acne.
- Fatores genéticos contribuem para definir aqueles que apresentam maior ou menor reação a esse estímulo hormonal.
- Substâncias e cosméticos a base de óleo podem favorecer o aparecimento da acne. Dê preferência à produtos à base de água, denominados produtos não comedogênicos.
- Períodos de estresse psicológico parecem colaborar para um agravamento das lesões.
Isso de modo algum significa que não se deva tomar banhos com sabonete diariamente, apenas não se deve esperar que somente isto solucione o problema das espinhas.
# Glândulas sebáceas: produzem o sebo (gordura) que tem a função de proteger e de hidratar a pele. Também inibem o crescimento de microrganismos no local. Algumas pessoas produzem esse sebo em excesso por predisposição genética, tornando-se mais suscetíveis ao aparecimento da acne.
A acne vulgar ou juvenil é um das doenças de pele mais comuns no mundo. Estima-se que até 85% dos adolescentes apresentem acne em algum grau. Apesar de mais comum na adolescência, até 10% das pessoas com mais de 50 anos queixam-se da presença de cravos e espinhas.
A acne vulgar é uma doença dos folículos pilo-sebáceos (onde nascem os pêlos e onde o sebo é produzido).
folículo pilo-sebáceo |
O processo de formação da acne inicia-se quando há obstrução do folículo, impedindo a drenagem do sebo para a pele. Normalmente essa obstrução se dá quando há uma grande produção de sebo associado a células mortas da pele. A junção desses dois forma uma espécie de rolha ou tampão chamado de comedão. Quando esprememos um cravo, aquela substância branca que sai com uma extremidade preta, nada mais é do que o comedão.
Vamos ver os tipos de lesões dos cravos:
# Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação da pele de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.
Obstrução do folículo |
# Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de
pus, provocada pela infecção proveniente da bactéria Propionibacterium acnes. A P.acne invade o folículo e se alimenta das gorduras do sebo, prolifera-se e causa infecção do folículo de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor. Ou seja, o cravo - quando inflamado - transforma-se na famosa e odiada espinha, composta pelo comedão e uma bolsa de pus.
- Além da bactéria, existem outros agentes infecciosos, como, por exemplo, o ácaro que citei no outro post.
- Além da bactéria, existem outros agentes infecciosos, como, por exemplo, o ácaro que citei no outro post.
# Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes. A fase final da espinha.
Dicas:
- Lave o rosto diariamente, de preferência com produtos específicos para acne. Use sabonetes especiais para o rosto. Evite usar produtos que ajudam a esfregar.
- Evite exposição solar, principalmente se você estiver tratando a acne com medicamentos.
- Use protetor solar, pois, caso tenha espremido um cravo ou espinha, a exposição ao sol pode provocar manchas na pele.
- Mulheres, evitem excesso de maquiagem e não durma sem antes retirá-la.
- Melhore a alimentação, comidas mais leves e saudáveis.
- Consulte um dermatologista para um tratamento adequado em casos mais graves.
Obrigado pelas dicas
ResponderExcluir