terça-feira, 7 de junho de 2011

Ilhas psicológicas

Na escala biológica evolutiva, o "Homo sapiens" é a mais complexa das espécies, tanto física quanto psicologicamente. É o único animal que consegue formar opiniões e desenvolver um comportamento racional. Pelo menos, é o que deveria ocorrer, diferente do modo material e individualista de hoje.
A humanidade desenvolveu diversos modelos de sociedades ao longo da história. As primeiras foram coletivistas, baseadas na noção de comunidade em que cada um tinha uma função e as conquistas eram divididas igualmente entre os membros. Bons exemplos desse tipo de organização social são as sociedades pré-históricas e as indígenas.



Com o passar dos séculos, o indivíduo tornou-se mais competitivo e egoísta, pois os bens materiais transformaram-se, desde as guerras antigas - como as cruzadas do século XIII - até as disputas por melhores cargos ou posições de destaque em grupo - seja na família ou no trabalho -, em objetivo maior de uma vida. Não importa o que precisa ser feito para obtê-los. Tudo isto, e muito mais, comprova que o homem é o único animal que, racionalmente, prejudica a própria espécie com seu egocentrismo. Sendo incapaz de ajudar sem obter algo em troca.
As pessoas devem rever seus conceitos comportamentais. Ninguém consegue sobreviver sem pôr em pratica a convivência, a solidariedade e o pensar social, pois com eles se obtêm as conquistas mais sólidas, como, por exemplo, a família e o trabalho. Se não houver uma rápida conscientização, o mundo terminará em ilhas psicológicas em meio a multidões.
Nathy M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale,expresse-se, dê sugestões.