quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Resenha: Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Como assim, eu ainda não tinha lido Jogos Vorazes???
Não, eu não tinha. Acho que, quando todo mundo começa a falar sobre alguma coisa, meu cérebro funciona ao contrário do da maioria das pessoas. Eu não gosto de experimentar uma coisa quando está no auge do sucesso, pois acabo criando muitas expectativas e elas podem não ser alcançadas.

Dito isto, vamos ao que interessa!

Eu amei. Sério. Eu ouvi de algumas pessoas que o filme era melhor que o livro. Eu sei que isso não é impossível, já vi filmes melhores que o livro, mas eu tinha que ver pra crer. Esse livro é um dos poucos que eu li depois do filme e, na minha opinião, o livro é melhor.

Sim, o filme tem as cenas de luta, emoção, efeitos especiais. Sim, tem os atores que fizeram muito bem seu papel. Mas o livro tem aquela coisa que só um ator muito, muito, mas muito talentoso mesmo pode conseguir: os pensamentos.

"...um dia vazio. É o tipo de dia em que não importa o quanto você coloque de comida no estômago, nunca será suficiente". (Katniss durante os Jogos)

Eu desafio você a me dizer qual foi a última vez em que você viu um filme e conseguiu saber exatamente o que o ator estava pensando só de ver a expressão em seus olhos. Isso, meus caros, um livro faz com perfeição.



Como a maioria deve saber, Jogos Vorazes se passa em Panem, ela é a "nação" que restou depois de muita guerra e devastação na América do Norte. Foi divida em 13 distritos e a Capital. Um dos distritos foi dizimado para que servisse de exemplo para que os outros não levantassem uma rebelião. E, para intimidar ainda mais, todos os anos a Capital realiza os Jogos Vorazes. Dois tributos (um masculino e um feminino) de cada distrito são sorteados para lutar até a morte na arena. O vencedor, às custas da morte de todos os outros, ganha o direito de viver na arena dos Vitoriosos e fica livre de participar em todas as outras edições dos jogos.


Katniss Everdeen vive no distrito 12, o mais pobre de todos os distritos, seu nome já esteve sujeito ao sorteio várias vezes e, na 74ª edição dos jogos, a sua irmã Prim vai ter o nome na tigela do sorteio pela primeira vez. Katniss pede que ela não se preocupe, pois as chances de que ela seja sorteada são muito remotas.

Mas, o destino - sendo a vadia que sempre foi - faz com que Prim seja sorteada. Katniss, sem suportar a ideia de que a irmã possa morrer na arena, se oferece como tributo. E é aqui que tudo começa. Peeta Mellark é sorteado como o tributo masculino. Ele e Katniss têm uma história que você vai ter que ler o livro ou ver o filme pra saber, porque eu não vou distribuir spoilers por aí, ninguém gosta disso (eu não).

Katniss fica famosa por ter se oferecido como tributo no lugar da irmã e, junto com Haymitch (seu mentor nos jogos), terá de usar isso e outros artifícios em seu favor para aumentar suas chances de vencer os jogos e voltar para sua  família.

O que eu mais gostei no livro? Nele eu consigo ver como a Katniss é de verdade. O filme não mostra muito os sentimentos dela e é assim que ela se exterioriza para outras pessoas no livro. Mas no livro, nós a vemos mais como um ser humano que tem seus conflitos internos, suas emoções e dúvidas, não como uma pessoa fria e sem habilidades sociais.

Thank you, for your consideration.

Além disso, a autora nos traz, com sua narrativa sobre a sociedade de Panem, uma crítica social sobre diferença de classes; o modo como ela mostra de forma clara e objetiva o autoritarismo, a superficialidade, a carnificina, a ditadura, a pobreza, o sentimento de injustiça e outros elementos que compõem a história nos diz que o livro não é apenas sobre a aventura em si, ele nos traz uma reflexão crítica baseada, de uma forma aumentada, na sociedade atual.

É um ótimo livro e eu mal posso esperar para ler os outros dois!

Recomendo! Boa leitura!


Nathaly M.
19/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale,expresse-se, dê sugestões.