quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resenha: Carne trêmula (Ruth Rendell)

Sabe aquele livro que é tão foda, mas tão foda, que você se sente na obrigação de "espalhar a palavra" sobre ele? Pois é, foi o que aconteceu depois que terminei de ler esse livro...
Nunca tinha ouvido falar da autora, fiz o pedido do livro por acaso (em uma troca de pontos, olha só que coisa linda!). Estava buscando livros da Agatha e me deparei com "Carne trêmula". Li a sinopse e fiquei curiosa. E posso afirmar que, como minha primeira troca de pontos, eu não poderia ter lucrado mais!

O livro é pocket mas o conteúdo vale por três!

Nesse romance policial, Ruth Rendell nos traz a história de Victor Jenner, um estuprador em série que acaba preso por outro crime durante dez anos. Logo no início, Ruth já nos deixa sem fôlego, pois nos encontramos imediatamente na cena do crime pelo qual Victor foi preso. Não deixando espaço para o tédio e divagações.

O livro explora o relacionamento de Victor e David, este último é o policial que negociou a entrega de Victor na cena do crime e acabou ficando paraplégico devido a um tiro disparado por Victor logo após entregar sua refém (acredite em mim, não é spoiler, isso aparece logo nas primeiras vinte páginas).



Dez anos após a prisão, Victor é solto. A partir de então, temos uma narrativa totalmente voltada ao ponto de vista do criminoso, permeada de flashbacks da infância, adolescência e momentos da vida adulta de um homem traumatizado e perturbado psicologicamente. Percebemos seus mecanismos de defesa e fuga. E todo seu processo de transferência de culpa por suas ações.

Victor se vê de volta a um mundo completamente diferente do qual saiu e, ao longo da narrativa, acompanhamos seu processo de adaptação (ou não) à sociedade. Incluindo o enfrentamento da sua vítima - David - desenvolvendo um relacionamento deveras incomum com a pessoa mais improvável de seu passado. Victor infiltra-se na vida de David, de sua noiva, e de outras pessoas de maneira inusitada, levando a história a desfechos improváveis, repletos de ação, loucura (literalmente) e reflexão.

Esse não é um livro para quem está acostumado a ver o mundo como um parque de algodão doce. Se você  não tem estrutura para a realidade, não abra esse livro! Mas, se o abrir, não vai conseguir fechá-lo até chegar ao fim! Estão avisados, boa leitura!

Nathaly M.
07/09/2016

2 comentários:

Fale,expresse-se, dê sugestões.