terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sobre cravos e espinhas

Há quase dois anos, fiz um post sobre cravos no blog. Pois bem, fiz este novo post para esclarecer de vez o assunto. Naquela postagem, citei um dos tipos de cravos que existem, onde um aracnídeo - ou um ácaro, como queiram - que se alimenta de sebo adentra o folículo provocando esse cravo.

Para começo de conversa, vamos ver o que é Acne:  é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros (cravos) principalmente no rosto e nas costas.




Causas:
  • Alterações hormonais são responsáveis pela estimulação das glândulas sebáceas. Portanto, adolescentes, grávidas, flutuações hormonais por alterações no anticoncepcional, mulheres com ovário policístico e usuários de esteróides anabolizantes (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES) apresentam um risco maior de desenvolver acne.
  • Fatores genéticos contribuem para definir aqueles que apresentam maior ou menor reação a esse estímulo hormonal.
  • Substâncias e cosméticos a base de óleo podem favorecer o aparecimento da acne. Dê preferência à produtos à base de água, denominados produtos não comedogênicos.
  • Períodos de estresse psicológico parecem colaborar para um agravamento das lesões.


# Outro famoso mito é de que a acne é causada por falta de higiene da pele. Na verdade, lavar a pele com água e sabão realmente diminui a oleosidade, porém, não impede que a glândula sebácea continue a sua produção de sebo. Após algumas horas da limpeza, a pele já encontra oleosa novamente e esfregá-la insistentemente pode até piorar as lesões.
Isso de modo algum significa que não se deva tomar banhos com sabonete diariamente, apenas não se deve esperar que somente isto solucione o problema das espinhas.


# Glândulas sebáceas: produzem o sebo (gordura) que tem a função de proteger e de hidratar a pele. Também inibem o crescimento de microrganismos no local. Algumas pessoas produzem esse sebo em excesso por predisposição genética, tornando-se mais suscetíveis ao aparecimento da acne.

A acne vulgar ou juvenil é um das doenças de pele mais comuns no mundo. Estima-se que até 85% dos adolescentes apresentem acne em algum grau. Apesar de mais comum na adolescência, até 10% das pessoas com mais de 50 anos queixam-se da presença de cravos e espinhas.

 A acne vulgar é uma doença dos folículos pilo-sebáceos (onde nascem os pêlos e onde o sebo é produzido).
folículo pilo-sebáceo

O processo de formação da acne inicia-se quando há obstrução do folículo, impedindo a drenagem do sebo para a pele. Normalmente essa obstrução se dá quando há uma grande produção de sebo associado a células mortas da pele. A junção desses dois forma uma espécie de rolha ou tampão chamado de comedão. Quando esprememos um cravo, aquela substância branca que sai com uma extremidade preta, nada mais é do que o comedão.

Vamos ver os tipos de lesões dos cravos:

# Comedão: é a lesão mais característica da acne. O comedão fechado é de difícil visualização, sendo uma elevação da pele de cor embranquecida ou amarelada. O comedão aberto costuma não ser elevado. No entanto, pode se apresentar como uma pequena elevação dura de cor preta, devido à oxidação da superfície do sebo.

Obstrução do folículo
# Pápula: é a inflamação do comedão, que se torna avermelhado e aumenta de tamanho de 1 a 4 milímetros. É dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado. O comedão aberto se inflama, quando manipulado sem a higiene correta das mãos. Este torna-se um excelente meio de cultura para a bactéria Propionibacterium acnes.




 # Pústula: é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus, provocada pela infecção proveniente da bactéria Propionibacterium acnes. A P.acne invade o folículo e se alimenta das gorduras do sebo, prolifera-se e causa infecção do folículo de profundidade variável, acompanhada de coceira e dor. Ou seja, o cravo - quando inflamado - transforma-se na famosa e odiada espinha, composta pelo comedão e uma bolsa de pus.

- Além da bactéria, existem outros agentes infecciosos, como, por exemplo, o ácaro que citei no outro post.

# Nódulo: é uma lesão profunda, coberta por pele normal que evolui até a inflamação e termina com a formação de cicatrizes. A fase final da espinha.

Dicas:
- Evite espremer as espinhas e cravos. (É difícil, eu sei).
- Lave o rosto diariamente, de preferência com produtos específicos para acne. Use sabonetes especiais para o rosto. Evite usar produtos que ajudam a esfregar.
- Evite exposição solar, principalmente se você estiver tratando a acne com medicamentos.
- Use protetor solar, pois, caso tenha espremido um cravo ou espinha, a exposição ao sol pode provocar manchas na pele.
- Mulheres, evitem excesso de maquiagem e não durma sem antes retirá-la.
- Melhore a alimentação, comidas mais leves e saudáveis.
- Consulte um dermatologista para um tratamento adequado em casos mais graves.

Um comentário:

Fale,expresse-se, dê sugestões.