domingo, 25 de maio de 2014

Boneco de Neve - Jo Nesbo

   O livro é essencialmente sobre uma perseguição policial que dura mais de 20 anos. Inicia-se com um flhasback. O primeiro assassinato do assassino intitulado Boneco de Neve. Sua marca característica é fazer um boneco de neve em frente à casa de suas vítimas, que são geralmente mulheres, bonitas e com filhos.

   O assassino é alvo incessante de buscas durante os anos 80, especialmente por um famoso detetive de Oslo, chamado Gert Rafto. Após dois assassinatos de mulheres, o inspetor some e somos levados de volta ao anos 2000, quando o assassino em série resurge.

   O melhor inspetor da delegacia, Harry Hole, está desanimado, pois sua vida nçao anda bem. É um alcóolatra incurável, assim como Rafto. Está separado da mulher Rakel, que ainda aparece ocasionalmente para uma recaída, embora esteja envolvida e morando com Mathias, um médico da cidade. Harry também encontra-se interessado pela mais nova aquisição na equipe da divisão de Homicídios: Katrine Bratt, uma detetive inteligente e autoconfiante que é designada para trabalhar com ele.

   Os assasinatos do Boneco de Neve reaparecem quando uma mulher é raptada, após sair de casa no meio da noite. Seu filho Jonas, olha pela janela e vê a estranha figura de um boneco com uma cartola e seu sorriso sinistro em um fundo branco. O boneco está usando o cachecol da mãe. Harry Hole recebe uma carta do criminoso e a busca se inicia.


   Mais à frente, o Boneco faz sua segunda vítima e deixa para trás um corpo, ou melhor, parte dele. Durante as buscas da polícia, um boneco de neve é encontrado na floresta, com um toque macabro, a cabeça do boneco foi substituída pela cabeça da segunda vítima do assassino. Conforme as mortes vão ficando cada vez mais macabras e Harry Hole vai descobrindo mais detalhes sobre o rastro de crimes desta investigação, a trama torna-se mais complexa e deixando o leitor ávido pela resposta da pergunta: Quem é o Boneco de Neve?

   Boneco de Neve é um dos melhores livros de romance policial que já li. A trama é envolvente, misteriosa, instigante. Os personagens são muito bem construídos e você consegue sentir toda a emoção e suspense que eles passam no desenrolar da história.

Nathaly M.

Um comentário:

  1. Gostei bastante da sua resenha, comecei a seguir seu blog!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fale,expresse-se, dê sugestões.