domingo, 29 de junho de 2014

Millennium - Os homens que não amavam as mulheres


Millennium é uma trilogia sueca do autor Stieg Larsson, os três livros giram em torno dos temas violência sexual, tráfico de mulheres e pirataria cibernética.
Decidi começar a ler esses livros depois que vi o filme que um amigo me emprestou, vi o primeiro na versão sueca - na versão sueca há os filmes dos três livros, na americana há apenas o primeiro. Me apaixonei perdidamente pelos personagens Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist.

Lisbeth é uma garota no mínimo diferente das outras, não se encaixa no padrão de beleza e bom comportamento da sociedade. Ela tem dificuldades em confiar nas pessoas em geral, especialmente as autoridades, pois todas as vezes em que tentou confiar em alguma acabou se prejudicando ainda mais. Para se tornar um pouco próximo dela é necessário um grande esforço. Mesmo sendo um pouco próximo, não há garantias de que você vá saber realmente algo sobre a vida dela, a maioria apenas deve se contentar com sua companhia.

Ela também é incrivelmente inteligente, possui memória fotográfica e muita habilidade com computadores - é uma hacker internacionalmente conhecida pelo pseudônimo Wasp (vespa), apelido que é explicado no segundo livro.

Já Mikael Blomkvist é meio que o oposto complementar de Lisbeth. Ele é jornalista da revista mensal Millennium que se ocupa em desmascarar grandes fraudes financeiras e políticas de grandes empresas ou organizações governamentais. Mikael é uma ótima pessoa, de conversa fácil e muito charmoso e conquistador. É muito fácil tornar-se seu amigo. Ao conhecer Lisbeth, depois que ela faz uma investigação sobre ele para a empresa em que trabalha - Milton Security, Mikael fica intrigado com o jeito de ser desta mulher que aparenta, fisicamente, ser uma adolescente.

Nesta trama, Mikael está envolvido em um grande escândalo por causa de uma de suas reportagens. No meio de todas a confusão ele é contratado por um grande empresário para investigar e solucionar um caso antigo de assassinato que envolve uma família cheia de segredos internos e ódio explícito e declarado dos familiares entre si. É durante esta investigação que Mikael conhece Lisbeth e acaba contratando-a para ajudá-lo na investigação.

É de longe a melhor trilogia que já li. É uma história muito envolvente, você não consegue largar o livro, pois fica cada vez mais e mais interessante. Durante o decorrer da história outras pessoas ajudam os personagens, como Erika Berger (caso antigo de Mikael, que é envolvida com ele e com o marido que sabe da relação entre os dois e não tem problemas com isso), Henrik Vanger (homem que contratou Mikael para a investigação), Dragan Armanskij (chefe da Lisbeth).

Não deixe de ler!

Nathaly M.

Um comentário:

  1. eu ja peguei duas vezes esse livro para ler. não consegui passar da pag 60. Mas eu vou continuar tanta gente fala dele que estou achando que o problema é comigo kkkkkk assim que terminar minha leitura atual vou tentar voltar a leitura... não gosto de abandonar ¬¬

    quando puder dá uma passadinha la no blog... tem sorteio rolando ;)
    Bjs
    Naty Rangel
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fale,expresse-se, dê sugestões.