sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Resenha: Para sempre Alice (Lisa Genova)


Esse livro nos traz a história de uma professora da Universidade de Harvard, especialista em linguística, extremamente renomada em seu campo de pesquisa. Alice conquistou muitas coisas e está no topo de sua carreira aos 50 anos de idade. Tem três filhos e um marido que a ama muito. Resumindo, tudo vai bem em sua vida até que, claro que sempre tem um até que...

Alice vem experimentando diversos lapsos de memória que ela acaba por ignorar, por pensar ser um esquecimento habitual, daqueles que todo mundo já teve um dia: esquecer o horário de um compromisso, as chaves de casa, o celular...

Mas o que ela não pôde deixar passar foi o momento em que esqueceu o caminho de volta para casa enquanto fazia uma corrida a partir da Universidade, um caminho que ela fazia todos os dias. O pânico se instalou em sua mente e o mundo à sua volta deixou de fazer sentido. Alice, depois de muito refletir, foi à vários médicos e foi diagnosticada com Alzheimer de instalação precoce.

Toda sua vida mudou em pouco tempo, sua vida dependia de sua habilidade como professora, ela perdera sua identidade, seu relacionamento com a família mudou e isso gerou vários conflitos internos.

Nesse livro, a autora nos traz algo excepcional para a compreensão da doença de Alzheimer, ela nos traz o ponto de vista da pessoa que tem Alzheimer. Você consegue entender o que se passa nos momentos de confusão, o que a pessoa está sentindo ao passar pelas mudanças impostas pela doença. No começo, antes do diagnóstico, você percebe os momentos de confusão ao mesmo tempo em que ela os percebe e isso é ótimo. Não é como nos livros técnicos em que você apenas lê os sintomas. Nesse livro você consegue senti-los.

Para quem quer entender o Alzheimer, este livro é essencial. E o filme também é muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale,expresse-se, dê sugestões.