domingo, 16 de maio de 2010

Cravo - o destruidor de peles

Olhe bem para o seu nariz agora. Tem cravos? Eis um dos agentes infecciosos dessa doença cutânea:

O cravo do rosto não é um aracnídeo. Mas um tipo de aracnídeo pode levar ao surgimento do cravo. Assim, a acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios são produzidos em grande quantidade pelo organismo. Mas, a acne não atinge apenas adolescentes, pode persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase.

As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorre devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo. Isto origina os comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Entre os ácaros parasitas do homem, existem os que atingem os folículos pilosos e glândulas sebáceas, como o Demodex folliculorum (foto), que provoca a formação de cravos. Então, além das mudanças hormonais os cravos e espinhas podem ser causados por bactérias e ácaros (que é um tipo de aracnídeo).

Dica:se você espreme o cravo, isso não quer dizer q você o matou, apenas retirou o seu abdome, mas ele pode se regenerar sem morrer, para matar o dito cujo, deve se usar tratamento médico adequado. Vá ao dermatologista e ele indicará o melhor tratamento. :)

8 comentários:

  1. Muuuuuuuuuuito do mal mesmo isso, ai, a partir d hj quando eu olhar para 1 cravo no meu rosto, vou me lembrar q eu estou sendo digerido lentamente. Sigam @NiloMelo

    ResponderExcluir
  2. credo,e horrivel saber disso,parece a noticia que voce tem uma solitaria na barriga,urghhhh,ou e ruim msm!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que notícia ruim..to com nojo do meu próprio nariz..

    ResponderExcluir
  4. nojo pq se exitem tratamentos!!!!!é so procurar acompanhamento médico.!!!

    ResponderExcluir
  5. Sim, com certeza, eu apenas listei um dos vários tipos de cravos que existem.

    ResponderExcluir
  6. Ai que tristeza, que nojo estou de mim neste momento haha

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha uma cravo branco na região da boca, pois aquela bolinha estava me irritando, eu furei com uma agulha, e saiu sangue, depois eu furei novamente, tornou a sangrar, inflamou, ficou verde igual uma espinha gigante, quando eu furei saiu tudo aquilo nojento, depois sangrou em seguida eu apertei bem forte até a peste do cravo sair, pois saiu aquela massa de dentro e ficou um buraquinho, será que eu matei o infeliz e ele ñ volta mais? está cicatrizando bem...

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente Marlet, mas o aracnídeo é só uma das causas p/ acne. Seria bom consultar um dermatologista só para garantir :)

    ResponderExcluir

Fale,expresse-se, dê sugestões.