quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sonhos

Sonhos

Ultimamente tenho sonhado bastante, sonhos quase reais, então resolvi pesquisar mais sobre esse fenômeno psicológico e recolvi compartilhar com vcs. :) Apreciem:

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

A oniromancia, previsão do futuro pela interpretação dos sonhos, tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: consta na torá e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. No Novo Testamento, São José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e depois da visita dos Reis Magos um anjo em sonho o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar à Israel.
Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal.
No Islamismo, os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens divinatórias, enquanto os pesadelos são considerados armadilhas de Satã.
Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.
Pensadores e matemáticos como René Descartes e Friedrich, August, Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Descartes, em viagem à Alemanha, teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekulé propôs a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia sua própria cauda.

Fatos:
 
  • Todas as noites nós sonhamos. Do contrário, as lesões cerebrais adquiridas nos levariam fatalmente à morte. Freud definia o sonho como sendo "a guarda do sono" enquanto Jung definia como a "vitamina da alma".


  • Durante as nossas noites de sono, temos de quatro a seis sonhos. No entanto, mesmo acordados, muitas vezes, não nos lembramos de nada.


  • É interessante notar, que durante o sono, acontecem algumas transformações. Nossos olhos, por exemplo, desenvolvem todos os movimentos como se estivessem acompanhando a cena do sonho. A pulsação modifica, o coração bate mais forte e os músculos ficam tensos. O desgaste energético chega a ser o mesmo de uma atividade similar fora do sono.


  • A cada sonho temos um rápido despertar. No entanto, se esse despertar for o de final de noite, conseguimos lembrar o sonho com maior nitidez. Contudo, quanto mais nos distanciamos do momento do despertar, mais difícil fica a lembrança que vai desaparecendo como fumaça no ar. É preciso que o sonho, tão logo se desperte, seja gravado no consciente para que possa ser lembrado depois. Escrevê-lo ou contá-lo a alguém imediatamente após o despertar é uma forma de gravá-lo no consciente com maiores detalhes.


  • Duas pessoas sonhando a mesma coisa devem receber interpretações diferentes.


  • Os sonhos são carregados de símbolos. Descobrir e interpretar o sentido de cada um desses símbolos é algo que somente a psicanálise pode fazer.


  • Todos os sonhos são coloridos. O que acontece é que as cores são mais rapidamente esquecidas.


  • Existem certas particularidades nos sonhos de cada um. As cores, os números, a direita e a esquerda bem como acima e abaixo têm significados diferentes para cada pessoa.


  • Através dos sonhos podemos investigar a personalidade e as neuroses do paciente.


  • Os sonhos de advertência e os premonitórios, ou seja, aqueles que antecipam fatos, existem com certeza, porém, ainda não têm uma explicação definida.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Fale,expresse-se, dê sugestões.