quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vestibular - O monstro

2010, o vestibular tradicional foi substituído pelo ENEM, os estudantes estão em pânico.
Pais pressionando para que estudem bastante, como se essa fosse a única forma de vencer na vida, mas na verdade pode ser apenas uma forma de completar o vazio na vida deles por não ter prestado vestibular ou até mesmo uma forma de se gabar para os outros pais:
- Seu filho passou para aquele concurso?
- Sim! Estou muito feliz!
- O meu passou em primeiro lugar pra Direito na federal...
Nem preciso dizer que o outro pai ficou super arrasado.
Mas e nós, os pequenos escravos dos cursinhos e colégios, de revistas de atualidades, aulas de reforço e etc? Nós que passamos horas e horas a fio, estudando como se isso fosse a salvação de nossas almas... Nós, que passamos um ano nos privando de certos prazeres só para passar em um curso que talvez não garanta nossa vaga no mercado de trabalho.
Será que algum pai já pensou que há muito mais que um simples vestibular no mundo? Que isso não é motivo para pressionar um filho que talvez não passe e fique frustrado? Aí você coloca a culpa no pobre estressado, dizendo que ele não estudou o suficiente. "Não estudou o suficiente é o C#$%$%*!". A culpa é toda sua, e um pouco minha por ter me deixado levar pela sua paranóia, eu não precisava ter me preocupado tanto em saber quais foram as conseguências da Guerra Fria, nem ter decorado a fórmula para calcular os termos do Binômio de Newton, eu só precisava ter estudado o suficiente para entender e ter separado um tempo para mim mesmo.
Não se preocupe tanto. O mundo não vai acabar se você não passar, se não conseguiu nesse ano, tente de novo ano que vem, tente também não ficar neurótico só porque não conseguiu resolver uma questão, isso é normal.
Viva sua vida em função de você mesmo, não em função de uma prova!
Nathy M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale,expresse-se, dê sugestões.